go.Equipment

A plataforma de gestão de equipamentos e espaços públicos.

Enquadramento

Os últimos instrumentos legislativos acarretam alterações no que concerne à transferência de competências para as entidades intermunicipais e municipais, atestando a importância de uma gestão equitativa, racional e sustentável dos equipamentos coletivos, assumindo um papel cada vez mais relevante nas políticas de ordenamento e urbanismo.

Competências do Estado e das Autarquias Locais:

  • Garantir a existência de espaços públicos destinados a infraestruturas, equipamentos e espaços verdes ou outros espaços de utilização coletiva, acautelando que todos tenham acesso aos mesmos em condições de igualdade;
  • Garantir a sustentabilidade económica das obras indispensáveis à instalação e à manutenção de infraestruturas e equipamentos;
  • Assegurar a fiscalização do cumprimento das regras relativas ao uso, ocupação e transformação do solo e aplicar medidas de tutela da legalidade.

A Solução

A plataforma go.Equipment visa desenvolver uma base de conhecimento detalhado sobre os equipamentos, espaços e infraestruturas de propriedade ou gestão municipal, incluindo os seus recursos, utilizadores e valências, assim como a partilha de informação útil sobre estes com os cidadãos.

Funcionalidades

Monitorização do estado dos equipamentos

Monitorize, espacialize e descreva a realidade dos equipamentos de gestão pública.

Planeamento

Planeie a ocupação as intervenções necessárias dos equipamentos coletivos.

Comunicação e Partilha

Promova a comunicação e a partilha de informação entre gestores, técnicos, administração e o cidadão.

Acessibilidade:

Promova, junto do munícipe, a acessibilidade e utilização dos equipamentos.

Custos

Quantifique os custos dos edifícios vs a sua utilização.

Decisão Política

Agilize e suporte as decisões inerentes à decisão técnico-política de gestão dos equipamentos e todos os recursos afetos.

A existência de um cadastro e inventário georreferenciado de bens imóveis completo, rigoroso e atualizado permite ao Município conhecer a natureza, a afetação e o valor dos bens imóveis do domínio público e privado, determinar o seu melhor aproveitamento e promover a sua conservação e gestão integrada.

  • Definição completa da realidade que os equipamentos representam;
  • Elemento auxiliar e indispensável na realização e/ou atualização do inventário de bens imóveis;
  • Possibilidade de integração com outras soluções de gestão de informação existentes.

Este produto faz parte da solução Plataformas SIG.

Loading...